quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral canina - Relato de caso, UNESP, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, 2012

Auto-hemoterapia eficaz no tratamento de papilomatose canina





USO DA AUTO-HEMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PAPILOMATOSE ORAL CANINA. USING OF AUTO-HEMOTHERAPY FOR TREATMENT OF CANINE ORAL PAPILLOMATOSIS.



Santos, I.F.C., Bambo, O, Cardoso, J.M.M., Dimande, A., Mapatse, M. Departamento de Clínica e Cirurgia, Faculdade de Veterinária, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP – Botucatu. São Paulo. Brasil. ivansantos7@hotmail.com. 

A papilomatose canina é uma doença tumoral benigna e auto limitante, causada pelo vírus do gênero papillomavirus, família papovaviridae, comum em cães jovens e imunossuprimidos. É caracterizada pelo aparecimento de papilomas únicos e/ou múltiplos em forma de “couve-flor” na superfície da pele ou mucosa, incluindo a boca, língua, palato, faringe, epiglote, gengiva, região labial, pálpebra e eventualmente a córnea. Quando ocorre na cavidade oral, os sinais clínicos incluem a disfagia, hemorragia local, infecções secundárias com presença de secreção purulenta na região dos papilomas. O diagnóstico é determinado pelos sinais clínicos, pelos exames histopatológicos. A auto-hemoterapia consiste em aplicações de sangue autólogo, por via intramuscular, com o objetivo de estimular o sistema imunológico através da ativação do sistema mononuclear fagocitário, proporcionando uma elevação de anticorpos. Na literatura veterinária, poucos estudos descrevem a utilização da auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral em cães. O objetivo do estudo foi avaliar o uso da auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral canina, com modificação da técnica descrita na literatura, com aplicações na base dos papilomas. Foi atendida no HV, uma cadela da raça Pastora Alemã, de 5 meses de idade, pesando 15Kg, com lesões do tipo tumoral em forma de couve-flor, cor de rosa e friáveis. As mesmas estavam localizadas na mucosa oral, língua, palato, faringe, epiglote e margens labiais. O diagnóstico foi estabelecido com base nos sinais clínicos, características das lesões e pelo exame histopatológico. O tratamento foi a base da auto-hemoterapia. Foi coletado sangue pela veia jugular e aplicado na base dos papilomas e áreas circundantes, com um volume variável de acordo com o tamanho dos papilomas. O tratamento foi realizado a cada 4 dias. Após cinco tratamentos, os papilomas regrediram por completo. Durante o período de tratamento não se registrou nenhum efeito colateral e após cinco meses não houve recidivas. De acordo com os resultados, a auto-hemoterapia, com aplicação direta do sangue autólogo na base dos papilomas, foi eficaz para o tratamento da papilomatose oral canina. Contudo, é uma técnica de fácil aplicação e baixo custo e futuros estudos, com maior número de amostras, deverão ser realizados.

 
PDF NA UNESP: http://www.fca.unesp.br/Home/Pesquisa/MostraCientifica/trabs/27.pdf




2 Arquivos PDF DESTE RELATO DE CASO


Inicialmente eu conhecia o primeiro PDF, porém pesquisando no Google Academico encontrei o 2º PDF do estudo completo e bem detalhado da Medvep Dermato - Revista de Educação Continuada em Dermatologia e Alergologia Veterinária (2012);2(2); 39-43.


Conclusão


... De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que o tratamento com auto-hemoterapia com aplicação de sangue autólogo na base dos papilomas e áreas circunvizinhas é eficaz na regressão dos papilomas, revelando-se ser uma técnica relativamente barata, de fácil aplicação e sem efeitos colaterais...


1º PDF e 2º PDF estudo completo e bem detalhado em:

http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/1-AUTOHEMOTERAPIA-NO-TRATAMENTO-DA-PAPILOMATOSE-ORAL-CANINA.pdf

http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/2-Auto-hemotherapy_in_canine_oral_papilloma-Otilia-Bambo.pdf







PDF Medvep Dermato - Revista de Educação Continuada em Dermatologia e Alergologia Veterinária (2012);2(2); 39-43.

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar o uso da auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral canina, com modifi cação da técnica descrita pela literatura, com aplicações na base dos papilomas numa cadela da raça pastora alemã, de 5 meses de idade, pesando 15 Kg. As lesões eram do tipo tumoral em forma de “couve-fl or”, rosado e fi rme, localizadas na mucosa oral, língua, palato, faringe, epiglote e margens dos lábios. O diagnóstico foi estabelecido com base nos sinais clínicos e pelo exame histopatológico. O tratamento instituído foi auto-hemoterapia, com a coleta do sangue pela veia jugular e aplicado na base dos papilomas e áreas circundantes, com um volume variável de acordo com o tamanho dos papilomas, a cada 4 dias. Após cinco tratamentos, os papilomas regrediram por completo. Durante o período de tratamento não se registrou nenhum efeito colateral e após 6 meses não houve indícios de recidiva. De acordo com os resultados, a auto-hemoterapia, com aplicação direta do sangue autólogo na base dos papilomas, foi efi caz para o tratamento da papilomatose oral canina no presente caso, sendo uma técnica de fácil aplicação e baixo custo, abrindo caminhos para maiores pesquisas no campo da auto-hemoterapia em pequenos animais de estimação.
Palavras-chave: Papilomatose, tratamento, auto-hemoterapia, cães.

Abstract

The aim of this study was to evaluate the use of auto-hemotherapy in treatment of canine oral papillomatosis, with modifi cation of the technique described by other authors, with applications on the papillomas, in a german shepherd bitch, 5 months old, weighing 15kg. The lesions were like a “caulifl ower”, pink and fi rm, located in the oral mucosa, tongue, palate, pharynx, epiglottis and margins of the lips. The diagnosis was established based on clinical signs and histopathological exams. The treatment was auto-hemotherapy. The blood was collected through the jugular vein and applied in papillomas and surrounding areas, with variable volume according to the size of the papillomas, every four days. After fi ve treatments, the papillomas regressed completely. During the treatment did not saw any side effects and after six months there was no evidence of recurrence. According to the results, the auto-hemotherapy with direct application of blood in papillomas was effective for the treatment of canine oral papillomatosis in the present case. The technique is easy to use and low cost, in that way can open a further research about auto-hemotherapy in small animals.
Keywords: Papillomatosis, treatment, auto-hemotherapy, dogs.




Figura 2 - Aplicação de sangue autólogo na base dos papilomas,
 numa cadela da raça pastor alemão de 5 meses de idade
 (Arquivo pessoal do autor, 2011).





Figura 4 - Ausência dos papilomas na gengiva, bordos dos lábios, palato (A),
 na região dorsal da língua (B) e na região ventral da língua,
no último dia de tratamento (Arquivo pessoal do autor, 2011).
 


Tabela 4 - Parâmetros hematológico em cadela da raça pastora alemã de 5 meses de idade, diagnosticada com papilomatose oral canina, último dia de tratamento de auto-hemoterapia.


CITAÇÃO GOOGLE ACADÊMICO


[PDF] Auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral canina–Relato de caso

O Bambo, JM da Mota Cardoso, A Dimande… - veterinária, 2012 - academia.edu
Resumo O objetivo do estudo foi avaliar o uso da auto-hemoterapia no tratamento da papilomatose oral canina, com modificação da técnica descrita pela literatura, com
aplicações na base dos papilomas numa cadela da raça pastora alemã, de 5 meses de
idade, pesando 15 Kg. As lesões eram do tipo tumoral em forma de “couve-flor”, rosado e
firme, localizadas na mucosa oral, língua, palato, faringe, epiglote e margens dos lábios. ...