terça-feira, 26 de setembro de 2017

O CFM e o segredo da Auto-hemoterapia

Por que somente o Dr. Luiz Moura foi autorizado pelo CFM a receitar auto-hemoterapia?




O CFM e o segredo da Auto-hemoterapia


(Por que somente o Dr. Luiz Moura foi autorizado pelo CFM a receitar auto-hemoterapia?)

Rio de Janeiro, 17.06.2013. Em consulta com o Dr. Luiz Moura, Olivares Rocha recebe uma Receita Médica indicando: “Uso Externo – Auto-hemoterapia – retirar 10 ml de sangue da veia e aplicar no músculo (nádega) de 7 em 7 dias / Tratamento continuado. Uso interno – Cloreto de magnésio – tomar 50 ml pela manhã e 50 ml à noite. Uso interno – Caltrate D 600 tomar 1 comprimido pela manhã e 1 à noite. Assinado Dr. Luiz Moura – Médico – CREMERJ 52-4169.

No mesmo consultório, localizado à rua Conde de Bonfim, 377, Tijuca, Rio de Janeiro, diariamente muitos clientes compareciam e de lá saíam com a orientação do uso da auto-hemoterapia, entre outras recomendações. O fato ocorreu até meados de outubro de 2015, quando o Dr. Luiz Moura, aos 90 anos de idade e depois de mais de 60 anos usando a referida técnica, decidiu encerrar as suas atividades de consultório médico.

Milhares de pessoas tiveram a sorte de receber ao longo dos anos o atendimento atencioso, preocupado e interessado daquele médico, que gravou uma entrevista explicando tudo que estava ao seu alcance sobre a auto-hemoterapia. Muitas dessas pessoas relatam suas experiências de êxito. A entrevista vem beneficiando milhões de pessoas que passaram a ter interesse pelo assunto e enfrentam doenças com o uso daquela técnica centenária.

MISTÉRIO


A publicação dessa receita médica na internet gera umas indagações importantes sobre o assunto. Trata-se de um mistério não desvendado, o fato do Dr. Luiz Moura receitar a auto-hemoterapia em seu consultório, enquanto os outros médicos foram proibidos de usar a técnica pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Conselho Federal de Medicina – CFM.

Pelo que se sabe, o Dr. Luiz Moura foi autorizado pelo CFM a continuar receitando a auto-hemoterapia no seu consultório, apesar de todas as proibições detalhadamente discutidas através de quase nove anos de ações arbitrárias daqueles órgãos. Sabe-se também que no julgamento do processo ético contra aquele médico pelo conselho federal, um dos membros levantou-se e revelou também ser usuário da técnica, o que gerou uma confusão até hoje não desfeita.

DIREITO À INFORMAÇÃO


O processo do CFM nesses casos corre em segredo e o conteúdo não é divulgado ao público, mesmo tratando-se de uma questão de interesse geral e não só dos participantes da reunião. Algo nocivo para a democracia e para a população, que tem assim negado o seu direito à informação. Fica sem saber o que se deu naquele julgamento, o que proporciona a penalização do médico julgado ao silêncio, e facilita aquelas conhecidas negociatas que vão sempre contra a saúde pública.

Uma série de dúvidas resulta daquela receita médica para uso da auto-hemoerapia, mas uma delas precisa ser respondida antes de qualquer coisa: o porquê de somente o Dr. Luiz Moura ter sido autorizado pelo CFM a receitar a terapia do sangue.

-

COMENTÁRIOS NO ARTIGO


Michelle Mansilla Se ele foi autorizado isso foi abaixo de muita luta pois pelo que li sobre ele até condenado ele foi ! Não entendi aonde encomtraram provas que ele foi autorizado ?
52 min
Remover
Walter Medeiros Michelle Mansilla, por ocasião do julgamento do processo contra o Dr. Moura no CFM os familiares, amigos e defensores da auto-hemoterapia ficaram sabendo dessa autorização. Inclusive a mim o Dr. Luiz Moura disse pessoalmente, em ligação telefônica naquele mesmo dia. É possível que isto conste do processo, mas estranhamente o processo não é público. A perseguição que fizeram ao Dr. Luiz Moura foi algo desumano. A ele indaguei sobre possível manifestação contra a proibição e ele me disse que estava proibido de falar sobre o assunto; apenas podia continuar fazendo o trabalho dele. Senti que se tratava de um gesto de obediência à ética médica na forma que ele entendia. Talvez outra vítima tivesse agido de forma diferente, mas senti que não era justo insistir por uma manifestação de um homem com quase noventa anos, que já vinha de processos sucessivos no CRM do Rio de Janeiro e CFM, além de outras praças. A intenção do artigo foi mostrar como o CFM foi tendencioso, injusto e aético para com a categoria como um todo. São fatos que precisamos abordar, para entender bem o que se passou nesse período e como as decisões do CFM prejudicam a população e os médicos.
1
22 minEditado
Remover
Michelle Mansilla Sem duvida sempre foi assim s sempre será, vamos vivendo com o que aprendemos porque esperar alguma atitude positiva do governo é ilusão mesmo !
21 min